Super post de sexta – Comidinhas

por bonita detox

Você gosta de cozinhar? Eu amo e não é só pelo prato em si. Saber cozinhar sua própria comida, te dá um gostinho de autosuficiência, independência e segurança de saber o que está entrando dentro do seu organismo. Seguinte, esse não é um blog de comidas gordelícia. Respeito muito quem curte uma Pavlova, mas meu objetivo é passar tudo que eu tenho aprendido lendo scoops de informações sobre a gastronomia funcional, preventiva e definitiva para quem quer ter ao menos o corpo são.  🙂

O povo lá fora já está caminhando alguns bons km à nossa frente em conscientização alimentar, preço acessível e número de opções. Mas vamos ter paciência com quem ainda acha que fazer detox é comprar um kit de congelados vegetarianos e deixar dias no freezer. Ou que fazer detox faz mal, que couve faz mal, como alertou a Veja, louca para vender os remédios de seus anunciantes. Desde quando comer coisa boa faz mal, gente? E desde quando comer bem todos os dias é algo que precise do aval e de consultas caríssimas dos médicos das celebridades? O fato é que querem dificultar e encarecer o que é fácil e barato. Vamos simplificar? Não coma nada que a sua tataravó não reconhecesse como alimento. Ok? 😉

Já desabafei, agora vamos às receitchinhas. Essas de hoje são da fofíssima Harvey Nichols Deli, em Londres. Tudo clean food, tá gente?

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A Dama e o Vagabundo

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Usando um cortador de legumes à Julienne (aqueles que cortam beeem fininho), faça fios no sentido do comprimento de algumas abobrinhas. Com isso, você consegue um linguine verde. Não corte as sementes, só a parte carnuda e mais consistente do legume, ok? Separe seu macarrão de abobrinha e em uma frigideira antiaderente e doure uma cebola picadinha em azeite. Bem pouquinho azeite. Até a cebola ficar transparente e macia. Adicione tomates pelados, sementes de girassol e uma pitada de chilli (eu gosto com mais de uma pitada. Coloque os ingredientes sem se preocupar, use a medida do bom senso e vá exercitando a culinária intuitiva).  Deixe cozinhando até os tomates ficarem parecendo um molho. Adicione camarões e cozinhe nessa mistura de gostos e perfumes. São 5 minutinhos até o camarão ficar rosa. Então adicione um pouco de manjericão fresco e sua ” massa” verde de abobrinha. Salpique com sal rosa e pimenta do reino moída na hora. Se preferir coloque sal no molho quando estiver cozinhando. Sirva em um bowl e enfeite com umas folhinhas de manjericão.

Falafel de Beterraba

imageDeixe o grão de bico de molho por no mínimo 8 horas (tente não usar em lata, ele vai deixar o falafel muito molhado). Passado o tempo, escorra bem toda a água e reserve. Descasque e pique a beterraba e coloque em uma tigela refratária, adicione ao grão de bico, raspas de limão, pimentão vermelho picadinho, páprica, coentro fresco, pimentão, alho e tempere a gosto. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao microondas por 8 minutos. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, adicione farinha de quinoa e 1 pitada de bicarbonato de sódio. Bata por alguns segundos e tire a massa de consistência firme.

Faça pequenos bolinhos e coloque em uma assadeira. Cozinhe no forno a 180 graus por 30 minutos.

Sirva com salada de abacate, tomate sweet grape e erva-doce. 🙂

Smoothie de Chia e Coco

1390323465Chia_and_coconut_smoothieColoque as sementes de chia, iogurte de soja, banana e água de coco no liquidificador com um cubo de gelo e bata até ficar homogêneo. É MUITO fácil e delicioso! Tip minha: Se quiser, congele bananas picadas e descascadas e coloque assim no smoothie, fica ainda mais cremoso.

Torrada de Abacate

1390580750IMG_8106Com tanta gente consumindo muito açúcar, vou compartilhar com você o perfeito exemplo de desjejum sem açúcar. Cereais industrializados são as principais armadilhas de “açúcar oculto”. A maioria deles tem mais de 7 colheres de chá de açúcar por porção. E ainda falam que você vai ficar forte tipo um tigre, sei. :/

Este lanchinho é uma ótima alternativa. Ele oferece uma rica variedade de nutrientes, incluindo a vitamina E, ômega 3 e fibras. Eu amo a crocância das sementes combinada com a cremosidade dos abacates, e é tão gostoso que ser nutritivo acaba sendo um bônus.

Para fazer:

Coloque dois abacates maduros no liquidificador com suco de limão e bata de até ficar homogêneo e cremoso. Coloque essa mistura em uma tigela grande. Fatie outros dois abacates e adicione com 1/2 alface romana bem crocante em fatias finas, 1 pimentão amarelo finamente picado, 1 cebola picadinha,  1 punhado de castanha de caju,
1 punhado de sementes de abóbora, torradas. Misture bem. Sirva em seu pão sem glúten favorito. 😛

Superfood Salad

1390385086Superfood_salad_highEsta é a perfeita refeição para levantar a imunidade, repleta de anti-oxidantes e vitamina C. Sirva com um hamburger caseiro de salmão ou frango. (sabe como faz né? carne moída de frango ou salmão, mistura ovos inteiros, salsinha, cebolinha, farinha de quinoa, sal e pimenta, faz os bolinhos e coloca no forno ou frita no azeite. Não me pergunte quantidades, use o seu talento!)

Para Fazer

Corte pepino, aipo e repolho bem fininho e coloque em uma tigela junto com uma boa porção de brotos de feijão. Misture bem. Em um liquidificador, coloque folhas de coentro com seus talos, alho e gengibre. Adicione azeite e suco de limão e bata até ficar em consistência de molho. Adicione esse mix no prato e misture tudo. Sirva com uma pitada de sementes de gergelim e folhas de coentro fresco picadas. 😛

E o Prêmio do Feijão do Ano Vai Para o Feijão Azuki (sim, esse é o nome da receita ;))

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Para aqueles dias, em que você precisa de uma comidinha quente e forte. Para os londrinos o Mr. Bean perdeu o lugar para o Feijão Azuki, como o feijão mais incrível. O feijão é rico em fibras, tem grandes benefícios para o nosso sistema cardiovascular , além de ser um nutriente importantíssimo para um sistema digestivo saudável. Como a maioria dos grãos é rico em proteínas e é ótimo para baixar o colesterol. Mas o feijão Azuki em particular,  ganha o prêmio por ser tudo isso e ainda mais gostoso. Ele combina lindamente com sabores fortes.

Para Fazer

Deixe o feijão de molho por algumas horas.
Em uma panela grande , cozinhe as cebolas por 10 minutos em fogo médio . Em seguida, adicione cenoura, aipo e pimentão finamente picados e cozinhe por 5 minutos. Adicione alho, gengibre e pimenta, deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos. Em seguida, adicione o feijão, tomates pelados orgânicos, pimenta do reino, páprica e 100ml de água . Cozinhe por 2 horas. Sirva com uma porção de guacamole por cima. Para fazer o guacamole, coloque  1 polpa de abacate no liquidificador com cebola roxa, pimenta do reino, suco de limão siciliano e uma pitada de sal rosa. Divirta-se! 😀

Bom, gente, espero que tenham gostado. Usem sempre ingredientes frescos e orgânicos e para as vaidosas mais uns estímulos: essa dieta CLEAN fecha os poros, elimina celulite, fortalece unhas e cabelos e dá muita alegria de viver e vontade de praticar exercícios. Beijos e bons pratos.

Sugestão de trilha para cozinhar: One Republic – Native.

:*

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